Como Adquirir

Como adquirir os Pacotes de Açúcar
Há muitas maneiras de arranjar pacotes. Desde o ir a um café beber a bica, ao retirar mais alguns dos "cestinhos" que por vezes aparecem em cima dos balcões, pessoas amigas que vão contribuindo com uns pacotinhos, troca com outros colecionadores em encontros de colecionismo, através do correio...
Aqui a Internet pode ser uma ótima ferramenta pois para além de permitir o contacto via correio eletrónico, pode levar à descoberta de colecionadores espalhados pelo mundo, e permitir arranjar pacotes de países tão distantes que dificilmente visitaremos um dia. Como a maioria coleciona pacotes vazios, o envio por correio acaba por não se tornar muito dispendioso.
Para ter material para troca é fundamental ter uma boa reserva de pacotes repetidos. Uma forma rápida de o conseguir será comprar caixas de pacotes de açúcar em supermercados, em armazéns tipo cash&carry ou mesmo em cafés. Outra hipótese é comprar num supermercado daqueles pacotes mais correntes (individuais) e trocá-los num café por séries.
Como se processam as trocas?
Para os que começam a dar os primeiros passos esta será uma questão pertinente.
Por norma as trocas são feitas em encontros ou por correio sempre numa base de confiança mútua e com um espírito de entre ajuda, onde a troca de um por um é quase relegada para segundo plano, chegando por vezes ao dar sem receber nada em troca. Para um iniciado pode parecer um pouco estranho, mas, para quem tem muitos repetidos dar umas dezenas de pacotes não é nada para ele e será uma grande ajuda para quem está a começar. Chegará uma altura em que quem foi ajudado pode finalmente "retribuir" a ajuda, ou quem sabe, ajudar outros mais novos.
Este é o espírito que norteia os encontros organizados pelo CLUPAC - Clube Português de Colecionadores de Pacotes de Açúcar - e que todos deveremos tentar fazer prevalecer.